Diagnosticar, orientar

Exame
Fibroscan

O que é o Fibroscan®?

O Fibroscan® ou elastografia hepática transitória é uma tecnologia relativamente recente, não invasiva (não dói), semelhante a uma ecografia (utiliza uma sonda), muito útil para completar dados de outros exames de imagem do fígado (ecografia, TAC ou ressonância magnética).

A tecnologia utilizada no Fibroscan® permite, no mesmo exame e ao mesmo tempo, quantificar de forma exata a quantidade de gordura (esteatose) através da medição do CAP (controlled attenuated parameter), bem como de fibrose (cicatriz) no fígado através da elastografia.

O Fibroscan® serve para estratificar (avaliação inicial) e avaliar a resposta à terapia instituída e evolução da doença:

• Nas hepatites víricas (em particular na infeção pelos vírus das hepatites B e C);
  • Nas doenças autoimunes do fígado;
  • No fígado gordo;
  • Em algumas doenças vasculares do fígado;
  • Na estratificação não invasiva de doentes com doença hepática crónica avançada compensada;
  • Rastreio populacional de doença hepática com fibrose;
  • Nos doentes com mais de 50 anos, Diabetes Mellitus tipo 2 e/ou síndrome metabólica, para detecção de doença hepática avançada.

O doente deve comparecer ao exame apenas com um mínimo de 4 horas de jejum.

• Complementa a informação de outros exames de imagem, dando informação muito útil relativa à quantidade de gordura e fibrose no fígado;
  • Exame de realização rápida (10 minutos no máximo) e com disponibilização imediata do resultado;
  • Excelente alternativa à biópsia hepática em muitas circunstâncias, evitando riscos adicionais e a um custo menor;
  • Adaptação do equipamento em acordo com o índice de massa corporal (obesos/ não obesos);
  • Monitorização da progressão, estabilidade ou involução da doença do fígado;
  • Nos doentes com cirrose, e em associação com o valor das plaquetas, permite selecionar os doentes que devem e não devem fazer endoscopia digestiva alta para despiste de hipertensão portal endoscópica.

Descubra você mesmo em que consiste o exame Fibroscan®: